Psiquiatria

Área da medicina que lida, principalmente, com a prevenção, diagnóstico e tratamento das diversas patologias que envolvem a mente.
A psiquiatria dedica-se ao estudo do modelo biomédico de abordagem das perturbações psiquiátricas, incluindo o uso de medicamentos, para entender e aliviar o sofrimento dos pacientes.
O médico psiquiatra além de prescrever medicação, está apto também a indicar tratamentos com o fim de proporcionar o bem-estar psiquiátrico dos pacientes. Ele também, inclusive, pode auxiliar na avaliação de sanidade mental e sempre alerta o paciente sobre a prevenção e detecção precoce de determinadas doenças psiquiátricas que, quando tratadas no momento certo, irão garantir menores ou nenhum prejuízo futuro. Conheça algumas delas:

É uma condição em que ocorre perda da função cerebral. É um conjunto de sintomas que afetam diretamente a qualidade de vida da pessoa, levando a problemas cognitivos, de memória, raciocínio e afetando, também, a linguagem, o comportamento e alterando a própria personalidade.

É um distúrbio mental caracterizado por depressão persistente ou perda de interesse em atividades, prejudicando significativamente o dia a dia.

É um distúrbio que afeta a capacidade da pessoa de pensar, sentir e se comportar com clareza.

É uma condição mental caracterizada por um estado de astenia física e psíquica (perda ou diminuição das forças ou da resistência do sistema nervoso), pela incapacidade de fazer qualquer esforço, por preocupações com a saúde, por uma irritabilidade marcante, cefaleia e distúrbios no sono. Ela pode ocorrer por consequência de esgotamento emocional, evoluindo de maneira mais ou menos longa, mas com possibilidade de cura na maioria dos casos.

Podem ser originados de hábitos alimentares que trazem danos para a saúde – como a redução extrema ou consumo em excesso de alimentos. Comuns na fase da adolescência e no começo da adulta, eles estão relacionados a uma série de consequências psicológicas, como ansiedade e pressões sociais para o chamado ‘corpo perfeito’.

É caracterizado pela ansiedade excessiva e preocupação exagerada com os eventos da vida cotidiana sem motivos óbvios. Pessoas com sintomas de transtorno de ansiedade generalizada tendem sempre a esperar um desastre e estão sempre extremamente preocupadas com saúde, dinheiro, família, trabalho ou escola.

É uma síndrome (conjunto de sintomas) caracterizada por distração, agitação/hiperatividade, impulsividade, esquecimento, desorganização, adiamento crônico, entre outras. É uma doença neuropsiquiátrica crônica, que se inicia na infância, mas que pode acompanhar o indivíduo ao longo de seu desenvolvimento.